Hoje tenho um tempo livre para escrever sobre um assunto que tem tomado bastante importância, falarei um pouco sobre os ativos intangíveis de uma empresa, o que eles representam e como avaliar uma empresa pelos intangíveis. O conceito de intangível diz que "é a qualidade de ausência de representação física de um componente do patrimônio face à função por este exequível.", ou seja, algo de difícil valoração exata, como por exemplo: patentes, direitos autorais e franquias.
O ativo intangível deve ser amortizado ao longo de sua vida útil, por exemplo o ágio pago por uma empresa ao adquirir uma marca, a medida que o tempo passa a empresa deve reduzir o valor desse ágio.
Um exemplo mundial de empresa que apresenta um ativo intangível enorme, a COCA-COLA, já pararam para pensar quando vale aquela marca? deve ser algo próximo a bilhões, esse valor não esta refletido em seus balanços, trazendo para o cenário nacional, Skol e Brahma são cervejas conhecidas por esse brasil e muito consumidas apenas pela marca, alguns colegas entendidos do assuntos falam que depois da compra pela ambev a formulação mudou e a cerveja perdeu qualidade, e mesmo assim as pessoas continuam bebendo, talvez pela marca. As empresas que tenham uma marca nacionalmente ou mundialmente conhecida tem vantagem sobre as demais, veja nosso querido velhinho Buffet comprou uma das mais reconhecidas marcas de ketchup do mundo a heinz, provei e aprovei comparado as demais(nacionais) é muito superior.
Investimentos de longo prazo
Como o nome já diz são investimentos que a empresa tem em um tempo longo, mas o que seria longo prazo? Na contabilidade tudo que se passa de 1 exercício (365 dias) é considerado longo prazo. Algumas empresas registram no balanço a aquisição de terrenos, investimentos em outras empresas, ações e uma infinidade de contas que podem ser inseridas, ai está o pulo do gato, quando essas empresas lançam em seus livros contábeis os valores, muitos deles estão com o preço de compra e caso esse ativo esteja muitos anos em sua posse provavelmente poderão estar desatualizados com deságio, ou seja,podendo ser uma ótima oportunidade de lucro, como nem tudo são flores algumas empresas tem reavaliados seus ativos constantemente em busca de aumento de seu patrimônio para obtenção de empréstimos ou outros fins de comprovação.
Imagine encontrar uma empresa que vale R$ 50 milhões que tem um terreno em seu nome que
vale mais de R$ 100 milhões e pode ser vendido a qualquer momento, pois não esta envolvido na atividade fim da empresa, seria um sonho para qualquer investidor.Recentemente a Vale teve um prejuízo contábil justamente por reavaliar alguns ativos abaixo do que estavam precificados.
Espero que gostem das informações e possam complementar as informações.