sábado, 12 de outubro de 2013

Como analisar uma empresa - Ativo



   Em continuidade a série como analisar uma empresa, hoje falarei sobre o ativo e suas variações. De forma simplória o ativo de uma empresa constituiu do conjunto de bens e direitos, como por exemplo: Caixa, estoque, contas a receber e despesas pagas antecipadamente entre outros. Como  falado no post anterior o ativo é separado em circulante e não circulante, sendo o primeiro convertido em espaço de tempo menor ou igual a um exercício (1 ano) e o segundo em período maior que um exercício (1 ano).


CAIXA

   A conta caixa, demonstra os recursos disponíveis  que a empresa tem a sua disposição para desenvolver suas atividades. Intuitivamente um caixa robusto pode indicar que: uma empresa está bem financeiramente e suas atividades apresentam retorno satisfatório, captação de recursos por meio de financiamento, ainda abertura de capital e venda de imobilizado.  O contrário pode significar dificuldades para cumprir seus compromissos ou mal administração de seus recursos forçando-a buscar financiamento  como por exemplo: A Ogx se encontra em posição de caixa delicada assim como a Lupatech. 
   Importante salientar que uma empresa que tenha um caixa muito alto deve buscar a otimização de seus recursos, por isso, acreditasse que seja melhor a empresa investir em suas operações ou destinar esse recurso a um fim nobre como o pagamento de dividendos, do que deixar o dinheiro parado, temos o exemplo da Ambev e Grendene. 

ESTOQUE

   O estoque demonstra a quantidade de produtos armazenados em forma de matéria prima ou produto final, uma empresa considerada boa controla seus estoques de acordo com a demanda, afinal o estoque parado é dinheiro parado e isso não é bom para a otimização dos recursos, as vezes um erro no calculo da demanda pode atrapalhar os planos de desenvolvimento de uma empresa  como aconteceu com Hering recentemente. O aumento de estoque pode representar dificuldades na comercialização de seus produtos ou algum gargalo na linha de montagem, por isso, e importante acompanhar a evolução dos estoques. O estoque não deve aumentar numa velocidade maior que o crescimento das vendas. Empresas que necessitam constantemente de mudança como empresas de tecnologia e moda podem ver o valor de seus estoques sumirem da noite basta para isso surgir uma nova tecnologia ou o lançamento de uma nova coleção.

No próximo post falarei sobre contas a receber, despesas pagas antecipadamente e demais contas do ativo circulante. Tenho feito os post curtos para não se tornarem cansativos e estressantes. alguem que queira complementar o material será muito bem vindo 

4 comentários:

  1. Escroto isso de first. Vai se masturbar

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu site. Parabéns! Lindo o design e muito bom o conteúdo. Eu escrevo sobre franquias baratas e microfranquias no meu site.

    ResponderExcluir
  3. Oi eu sou futuro. Aprendi sobre balanço patrimonial no seu site abandonado. Bjs

    ResponderExcluir