sábado, 4 de janeiro de 2014

Ativos intangíveis + investimentos de longo prazo


 
 Hoje tenho um tempo livre para escrever sobre um assunto que tem tomado bastante importância, falarei um pouco sobre os ativos intangíveis de uma empresa, o que eles representam e como avaliar uma empresa pelos intangíveis. O conceito de intangível diz que "é a qualidade de ausência de representação física de um componente do patrimônio face à função por este exequível.", ou seja, algo de difícil valoração exata, como por exemplo: patentes, direitos autorais e franquias.
    O ativo intangível deve ser amortizado ao longo de sua vida útil, por exemplo o ágio pago por uma empresa ao adquirir uma marca, a medida que o tempo passa a empresa deve reduzir o valor desse ágio.
    Um exemplo mundial de empresa que apresenta um ativo intangível enorme, a COCA-COLA, já pararam para pensar quando vale aquela marca? deve ser algo próximo a bilhões, esse valor não esta refletido em seus balanços, trazendo para o cenário nacional,  Skol e Brahma são cervejas conhecidas por esse brasil e muito consumidas apenas pela marca, alguns colegas entendidos do assuntos falam que depois da compra pela ambev a formulação mudou e a cerveja perdeu qualidade, e mesmo assim as pessoas continuam bebendo, talvez pela marca. As empresas que tenham uma marca nacionalmente ou mundialmente conhecida tem vantagem sobre as demais, veja nosso querido velhinho Buffet comprou uma das mais reconhecidas marcas de ketchup do mundo a heinz, provei e aprovei comparado as demais(nacionais) é muito superior.

Investimentos de longo prazo
   Como o nome já diz são investimentos que a empresa tem em um tempo longo, mas o que seria longo prazo? Na contabilidade tudo que se passa de 1 exercício (365 dias) é considerado longo prazo. Algumas empresas registram no balanço a aquisição de terrenos, investimentos em outras empresas, ações e uma infinidade de contas que podem ser inseridas, ai está o pulo do gato, quando essas empresas lançam em seus livros contábeis os valores, muitos deles estão com o preço de compra e caso esse ativo esteja muitos anos em sua posse provavelmente poderão estar desatualizados com deságio, ou seja,podendo ser uma ótima oportunidade de lucro, como nem tudo são flores algumas empresas tem reavaliados seus ativos constantemente em busca de aumento de seu patrimônio para obtenção de empréstimos ou outros fins de comprovação.
    Imagine encontrar uma empresa que vale R$ 50 milhões que tem um terreno em seu nome que 
vale mais de R$ 100 milhões e pode ser vendido a qualquer momento, pois não esta envolvido na atividade fim da empresa, seria um sonho para qualquer investidor.
   Recentemente a Vale teve um prejuízo contábil justamente por reavaliar alguns ativos abaixo do que estavam precificados.

Espero que gostem das informações e possam complementar as informações.

21 comentários:

  1. Eu investiria nas ações da Coca Cola, justamente por isso. O produto deles simplesmente não tem valor. É algo mundial, que as pessoas gostam e nem sabem o porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que temos poucas empresas com produtos como este rsrsrsrsrs

      Excluir
  2. Todas as empresas que possuem produtos que quando mencionados são chamados pelo nome da empresa possuem um ativo intangível imenso. Coca Cola, Gilette, Xerox, etc..

    Agora uma coisa que não tem muito a ver com ativo intangível mas que já que foi mencionado a Coca Cola vou falar.
    Ouço milhares de pessoas comentando que investiriam seu dinheiro em ações da Coca Cola por ser uma boa empresa, mas não investiriam o dinheiro em ações da Philips Morris ou Souza Cruz porque elas vendem "veneno", ou seja, cigarros.
    Cada um é cada um, mas sinceramente não consigo entender este falso moralismo. Eu sempre pensei que investidores normalmente são pessoas com uma cabeça um pouco mais aberta do que a maioria da população, mas toda vez que o assunto é Souza Cruz eu vejo que estou enganado.
    Acho que essa onda de "anti tabaco" está deixando a população cada vez mais xiita, ou seria o contrário ? A população cada vez mais xiita está utilizando a moda "anti tabaco" para poder atrair mais extremistas ?

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu ponto de vista, eu como investidor vejo apenas os números das empresas penso nos produtos e ne sua qualidade investiria em souza cruz numa boa pena que ela não cai rsrsrsrs, philips morris é a empresa mais lucrativa da historia do EUA mais de 50 ano lucrando, agora tem diversificado.

      Excluir
    2. Aprendiz, estou para receber 142 mil reais entre junho e setembro e, possivelmente mais que 200 mil, de uma herança de minha família na Espanha e gostaria de saber como investir, que ideias você tem, antes de conversar com meu advogado pois prefiro confiar em pessoas que não terão nenhuma vantagem pessoal. Se puder deixar um e-mail eu agradeço.

      Excluir
  3. Qual a diferença da Coca-Cola para a Ambev? Pense nisso ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Posso estar equivocado, mas acho a ambev regional em relação a coca-cola, a Inbev sim e de caráter mundial. as duas são ótimas empresas

    ResponderExcluir
  5. As pessoas consomem de livre e espontanea vontade. Todos sabem dos maleficios. Nao vejo nada de antietico em ter acoes dessas empresas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aprendiz. Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe pela demora, mas estava adoentado, já esta adicionado. abraço

      Excluir
  7. Fala Aprendiz! As empresas que possuem este tipo de ativo, têm uma vantagem competitiva imensa!!! Porém, nem sempre isto se traduz em lucros. A Bombril é um exemplo de empresa cujo nome identifica um produto e que vem sofrendo há anos devido a más gestões passadas.
    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR você falou tudo, a má gestão de algumas empresas ultrapassa as vantagens de ter uma marca conhecida rsrsrsrs

      Excluir
  8. Muito bom o Post, tenho um estudo antigo que deixei no meu blog sobre marcas e sem dúvida é um diferencial competitivo dos mais importante e é um dos fatores na tomada de decisão da minha carteira de ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, realmente temos que olhar a aceitação da marca. vou ler seu estudo com calma para continuarmos nosso debate. abraço

      Excluir
  9. Aprendiz,

    Isto é verdade. Uma andorinha me disse que os caras que são donos da Ambev estão pensando bastante em comprar uma certa empresa de refrigerantes cujo maior acionista minoritário é Warren Buffett.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo se isso acontecer será uma jogada de mestre os caras são muito bons.

      Excluir
  10. Aprendiz, poderia me fornecer uma informação para um estudo que estou fazendo na blogosfera? quanto pretende aportar por mês (na média) este ano?
    Desde já agradeço.
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uo desculpe pela demora. esse ano devido a uma empresa que surgiu de ultima hora pretendo aportar 2 k mensais (meta ousada)

      Excluir
  11. Grande Aprendiz, me adiciona nos seus links, eu vou te adicionar no meu.

    ResponderExcluir
  12. Estou para receber um dinheiro de parte de uma herança de parentes na Espanha, meu advogado calculou que em torno de 142 mil reais, atualizados, ou até mais, dependendo da divisão com primos em segundo grau que residem na Argentina. Dependendo dessa divisão poderá ser até bem mais, mas não vou me antecipar. Provavelmente terei direito a esse dinheiro a partir de junho ou no máximo até setembro. Gostaria de saber qual seriam os melhores investimentos que posso fazer.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo artigo, o Warren Buffet inviste a longo prazo apenas em empresas com ativos intangíveis relevantes. Estive numa palestra da CAPITAL INVEST , que explicaram como vender uma empresa, e mostraram como a diferença entre o valor da empresa e os ativos são justamente os intangíveis: marca, know how, pessoal treinado e comprometido, etc.

    ResponderExcluir