quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vale a pena economizar o máximo possível ?!?!



                                  Vejo alguns colegas pregando a usara ao extremo e a busca incessante pela economia de poucos reais para aportar no final do mês, será que compensa sofrer tanto para ter dinheiro na conta? Muitas vezes essas pessoas se privam dos prazeres da vida como por exemplo: viajar, comer, sair com os amigos e até de algumas necessidades básicas. Para um profissional que ganha em torno de R$3.000,00 por mês liquido acredito que o ideal seria poupar algo em torno de R$ 1.000,00, nada surreal ou que exija um sacrifício para uma pessoa que tenha a vida financeira organizada,  agora vejo alguns colegas aportando em torno de R$2.500,00 e alguns conseguem a proeza de aportar a totalidade desse valor, não acredito que essa filosofia de vida seja saudável e que perdure por muito tempo.
                                   Poupar deveria ser algo prazeroso que se torne um hábito na vida de cada um, não um martírio no qual se conforta em cada real depositado em sua conta bancária, mesmo com o mundo capitalista em que vivemos não acredito que uma pessoal valha mais pelo que ela tem e sim pela suas atitudes  e comportamentos. Muitos buscam dinheiro acreditando que isso atrai mulheres, isso realmente tem um fundo de verdade, mas para mulheres vazias que não estão interessadas nas suas qualidades como pessoa e sim no que você tem no bolso, prefiro ter uma pessoa considerada normal há ter um monte de interesseiras no meu pé querendo apenas sugar meu dinheiro. Vamos ser um pouco racionais, será que uma pessoa que poupou todo seu suado dinheiro em décadas de sacrifício gastara todo esse dinheiro com luxo e soberba ?
                                 Na vida temos que ter equilíbrio, nos presentear de vez em quando, eu utilizo o sistema de recompensa semestral. A cada 6 meses compro alguma coisa que eu quero por exemplo um tablet ou um celular da hora(vai a dica mobral). Fazer uma poupança ao extremo me faria chegar no meu objetivo 2 anos mais rapido,mas avaliei bem e percebi que mesmo que leve um tempo maior prefiro ganhar em qualidade de vida. O que vale ter muito dinheiro na conta e nenhuma historia para contar?  

30 comentários:

  1. Fala, Aprendiz,

    seu post remete a um tema esquecido por muitos: Planejamento Financeiro.

    Imagine um investidor com 100k na conta e quer atingir 1 milhão, juntando 3.300/mês.

    Se ele conseguir juros líquidos de 0,65%am, então ele atingirá este valor em pouco menos do que 12 anos.

    Imagine agora que ele invista apenas 2.800, na mesma taxa de juros. Assim sobrariam 500 reais POR MÊS para ele comprar o que quiser, saísse, juntasse para viajar, enfim, viver a vida. Com 2.800/mês ele atingiria 1 milhão em 13 anos.

    Agora eu lhe pergunto: vale à pena se esforçar por esses 500 reais/mês durante 12 anos, para ganhar 1 ano apenas de vida?

    Digo, vale à pena sacrificar sua qualidade de vida durante sua juventude para chegar 1 ano antes?

    Desculpe, mas isso pra mim é total falta de planejamento. Diria até que é uma "frugalidade burra". Burra, pois o sacrifício da qualidade de vida não chega nem perto do benefício que irá ganhar.

    Aí depois o cara reclama q não tem dinheiro pra isso nem pra aquilo outro....

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dimarcinho, falou tudo que penso vlw poe enriquecer o blog com seu conhecimento

      Excluir
    2. Excelente resposta diMarcinho! Abraços!

      Excluir
    3. Foi o máximo esse post, DiMarcinho.

      Excluir
    4. Vou transformar num post! rsrsrsrsrs

      Excluir
    5. Burrice mesmo. Provadissoé nosso colega pobretao. Já ouviu essa conta, mas continua cometendo os mesmos erros.

      Excluir
    6. Concordo com o Dimarcinho.

      Quem quiser fazer simulações, tem uma planilha prontinha
      neste post meu:

      http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/01/estimativa-de-tempo-de-acumulacao-de.html

      abs!

      Excluir
  2. Os 2 primeiros post foram de um sensatez incrível e é nisso q acredito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw anonimo, não adiantar poupar e sofrer.

      Excluir
  3. Concordo 100%, tem que ter equilíbrio.
    Não adianta nada chegar aos 80 anos com 50 bilhões no bolso e arrependido de não ter aproveitado a vida enquanto era jovem.
    A única coisa que você não vai poder comprar quando ficar velho e trilionário é a sua juventude de volta.
    Acho muito interessante essa reflexão!

    Parabéns Aprendiz! (que já aprendeu isso!)

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Vms, vejo muitos algumas pessoas pregando essa filosofia e fico assustado. não podemos parar de viver para juntar dinheiro, espero que muitos reflitam em suas estrategias para chegar ao equilibrio

      Excluir
  4. A vida é como uma viagem de férias, no final você tem que olhar pra trás e pensar se valeu a pena, se foi bom, se era aquilo que você esperava. De nada adianta chegar ao final da vida, ter economizado tudo e mais um pouco, estar abastado de dinheiro e olhar para seu passado e ver um tremendo vazio, sem nada de história e alegrias. Tudo na vida tem q ter uma ponderação. Excelente post e excelente resposta do dimarcinho. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado fiquei muito feliz com a reação positiva deste post.

      Excluir
  5. Sou totalmente a favor do sistema que você utiliza, o de recompensa semestral (eu utilizo o sistema de recompensa anual). O exemplo do dimarcinho deixa claro o quanto não compensa você deixar de viver para alcançar o seu objetivo. Hoje vivo uma realidade de eliminação de dívidas, mas quando voltar aos investimentos terei exatamente isto em mente.

    Excelente post e fica a dica para reflexão dos companheiros blogueiros.

    Abraço!

    SdP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, dimarcinho foi muito pertinente em seu comentario, gosto quando as pessoas comentam e demonstram seu ponto de vista, vlw

      Excluir
  6. " Vale a pena economizar o máximo possível ?!?! "

    vale demais. eu já pensei o contrario e me meti em dívidas idiotas.

    de um ano pra ca (01/2012) falei: seu porra pare de gastar com merda e faça direito. parei de comprar besteiras e acompanhar o pessoal etc. em suas saidas estilo vida loka e tal.

    resultado: parei de me endividar, estou num bom emprego, aporto 50% do que ganho e do que sobra pago as contas e sempre me sobra uma mixaria no fim do mes.

    essa "mixaria" vira o que? as vezes um aporte a mais, uma sobrinha de caixa pro mes que vem, as vezes um passeio, as vezes um presente pra esposa, pro sobrinho, as vezes um jantar, um cinema, coisas assim bobas.

    não faço assim "sacrificios", oh, vamos comer pão com ovo o mes todo e tudo, mas não compro nada a toa. tipo, mudei de casa agora e so comprei uma tv nova, de led, porque vendi a antiga (sai de casa para ape, a tv de 29" era um trambolho, comprei uma fininha de 32" em promoção, em 10x). Sacrifico na parte de só comprar o que cabe no orçamento DEPOIS DO APORTE.

    Não compro mais nada, nem faço nada que não esteja abaixo de 50% das minhas condições.

    Pelo salario que to ganhando,poderia gastar o dobro, so que já fiz isso antes enão deu certo,podia levar uma vida mais solta, mas já fiz isso antes e não deu certo.

    Prefiro ter os tais 500,00 guardados numa conta, para emergencias, do que torrar numa viagem ou coisa assim... Tudo bem, sou um chato psicopata que não gosta de viajar, que não gosta de fazer nada diferente e tudo, mas não tenho nenhuma historia legal pra contar da grana que gastei a toa.

    queria poder dizer kkk comprei geti a 0,50, comprei eter3 a 1,00, comprei rapt4 a 0,35... isso seria uma puta historia... não... ah enchi a cara na praia, tava eu e uns truta, chegamo numas mina e pa... grande bosta...

    só meus 0,02, mas eu sou exceção, sou o esquisito da turma mesmo...

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá certo. Quem comprou um monte de ações há 8 anos, economizou , hj vive bem pra cacete.

      Não dá para ser frugal até o primeiro milhão, pois é uma besteira inviável. Mas até receber uns 4 k de proventos, já é outra história.

      Excluir
    2. Prego o equilibrio entre gastos e investimento, parto do pre-suposto que a pessoa seja educada financeiramente e saiba lidar com o dinheiro(minoria) ela consegue equilibrar as contas e viver confortavelmente, ou por exemplo fazer algumas coisas que lhe tragam prazer, eu particulamente prefiro investir um ano a mais e viajar ter historias para contar e ter uma vida saudavel do que ficar pensando o tempo todo em dinheiro que tenho que poupar e tal. vlw

      Excluir
    3. Parabéns Anônimo, penso igual a você.

      Eu fazia burrada e agora eu poupo. Me pago primeiro para depois pagar o resto. Não vivo com luxo, mas tb não vivo tentando economizar ao extremo. Equilibrio é tudo!

      Lambida do Poney !

      Excluir
    4. sou o anonimo la de cima... Aprendiz, acho que talvez não fui muito claro...

      eu condeno a mesquinharia e a avareza; tambem condeno a vida boua a vida loka de perdulario e prodigalidade. tambem odeio o desperdicio (ex.: comprei 2 calças, mas so uso uma. qual a vantagem? comprei 10 paes e 4 se perderam. qual a vantagem?).

      economizando como economizo, não preciso fazer muito um "orçametno", ja sei o que tenho que pagar todo mes, compro somente dentro do que sobra apos o aporte e so alegria...

      nem penso em grana na verdade, pois me pago primeiro!

      um abraço a todos.

      valeu poney!

      Excluir
    5. Vc pensa muito parecido comigo, não se isso é bom kkkkkk, mas pelo menos vivemos uma vida e temos gistoria para contar rsrsrsrs

      Excluir
  7. Olha, eu penso em começar a curtir com as "moças honestas" desde o primeiro ano de aportes. 105 dos dividendos e do lucro da rentabilidade serão usados para pagar pode diversão MUITO interessante...

    Tudo depende do que a pessoa deseja e de quanto precisa para viver bem. Muita gente fala de 1M ou 3M para parar de trabalhar. Eu, se tivesse 600k hoje, poderia ficar uns 5 anos recebendo proventos de fii e ações, uns 4 ou 5 k por mês. Malharia, pegaria muita mulher boa, estudaria para um concurso top tranquilamente.


    Não tenho filho, nem quero ter. Nem carro eu tenho. Possuo casa própria. Então pra que me estressar até 1M????


    Carioca

    ResponderExcluir
  8. Lembro de um cara que escreveu no blog do Viver de Renda, ele afirmou que ficou 10 anos aportando, enquanto isso todos os amigfos iam a festas, praias, curtiam tudo. Hj os amigos estão com filhos, mulheres caídas, um monte de dívidas. Ele tá com um mercedez comendo mulher boa todo santo dia.


    Lembremos que Ben Graham, inventor da Analise Fundamentalista e professor do Buffet, colocou 2 mulheres na mesma casa, ao mesmo tempo. Era a esposa e a amante. O dinheiro serve para abrir portas....

    Entrei na bolsa para poder sair e fazer festas com as moças da VM aqui no Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na sua jornada, eu busco estabilidade financeira sou seguidor da filosofia de Luis barsi que investe devagar e sempre. Muitos tem confundido o post,

      Excluir
  9. Bom o exemplo foi a diferença entre 2800 e 3300... Quem sabe nessa proporção, 500 reais não façam tanta diferença. Bom pra quem ganha mais e pode optar por isso. E quem ganha menos? Será que não teria diferença entre aportar 500 ou 1000? 1000 ou 1500? 0 ou 500? Acho que nesses casos os 500 reais fazem sim muita diferença.
    Não adianta querer padronizar, cada um tem uma situação e um perfil. Não existe certo ou errado, cada um faz o que julga ser o correto =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Luigi, cada um tem o direito de escolha, como existe blogueiros que pregam a economia extrema, existem outros que procuram o meio termo e uma busca por uma vida saudavel com gastos controlados, eu por exemplo não invisto para ficar com varias mulheres e sim para ter uma estabilidade financeira e buscar uma posterior aposentadoria ou algo do tipo. Meu sonho e montar um negocio proprio, mas ate agora não tive uma oportunidade que julgasse imperdivel.

      Excluir
  10. - gostei do post, esses dias mesmo comentei no blog do Victor que o ideal é viver com conforto (comer bem, vestir roupas confortáveis, viajar com a família de vez em quando) pois isto não é caro, o caro é viver com luxo (roupas de grife, comprar gadgets que vão ficar velhos em menos de 1 ano, ficar frequentando lugares "da moda").
    Boris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ponto que vc frisou realmente e muito importante caro é ficar ostentando viver com conforto, ter um carro razoavel uma casa confortavel essas coisa não são tão caras como ficar com um camaro na garagem viajar 3 vezes para fora do pais pagar mais de 500 reais em um tenis ...

      Excluir