sexta-feira, 1 de março de 2013

Atualização do mês de fevereiro

                     Tinha mudado a politica de divulgação do blog, mas depois pensando melhor, continuarei divulgando os valores, afinal, sou um homem ou um saco de batatas !? A partir desse mês a forma de divulgação mudara um pouco, já que como falei no post de janeiro cuidarei de valores de terceiros, para matar a curiosidade da galera, se trata de um parente distante que compartilha os mesmo sonhos que eu, se tornar independente financeiramente. Antes de assumir essa nova responsabilidade conversei muito com essa pessoa e expliquei que não tenho controle sobre o mercado, caso aconteça uma queda generalizada abriria uma oportunidade sem precedentes. E deixei muito claro que mercado de ações é investimento para longo prazo.
                     Esse mês Tentei fazer uma venda coberta de VALED42, lancei a opção de 200 ações a R$ 0,16  e vendi quando chegou nos R$ 0,10, lucro virtual de R$ 12,00, mas ai descobri que minha corretora cobra R$ 10,00 por posição, logo corri muito risco para míseros R$ 2,00. Decidi não fazer esse tipo de operação até conseguir uma carteira representativa, saliento que não acho uma boa iniciativa comprar uma ação com esse intuito.
                    Depois de muitas novidades vamos ao que interessa, nesse mês o mercado derreteu 3,91%, algumas ações caíram, outras subiram e algumas permaneceram no mesmo lugas, nada anormal para um investidor de longo prazo. Em alguns momentos se via a tentativa de incitação de pânico por parte da mídia, mesmo com esses altos e baixos consegui uma rentabilidade melhor que o Bovespa  isso graças a minha nova estrategia de diversificação e me manter fora de especulações, -1,68% nada magnifico, mas espero que aos poucos a carteira alcance uma rentabilidade sólida.


                     Conforme falado acima, esse aporte não foi todo oriundo de meus recursos, por isso dividirei para melhor entendimento sobre o meu avanço de patrimônio. Cheguei aos R$104.157,77. Os dividendos recebidos somaram a quantia de R$ 309,69 e já foram automaticamente reinvestidos. Na corretora ficou o valor de R$ 31,69.


                      Minha carteira ficou dividida desta forma, provavelmente no mês de março aportarei em um Fii's para balancear
.

                       Desmembrando a carteira:
                                     
                                        Petrobras ainda tem peso relevante, mas com o tempo ela tem perdido espaço. No livro de  Aswath Damodaran ele demonstra que 20 ações seria a quantidade perfeita para balancear o risco, dai para frente, o número de ativos não influencia de forma significativa, pretendo fazer um post  sobre esse assunto.

         
                                       Os Fii's caíram bastante esse mês devido a possibilidade do aumento da taxa de juros, algo que não faz muito sentido para um investidor de longo prazo, caso ocorra esse aumento o investidor deveria direcionar os novos aportes para renda fixa e não ficar pulando de galho em galho, pois ele pagará imposto de renda sobre o ganho. Minha carteira terá no máximo 10 fundos, por isso continuo na procura, caso alguém queira me indicar um fundo fique a vontade.


                                   Esse mês alcancei minha meta de acumulo de capital. Depois doa ajuste que fiz estou mais motivado a alcançar meus objetivos para esse ano.


                                 Em relação a porcentagem alcancei 11,76% da meta anual.

                            

          Obs. aporte mensal de R$ 2.420,00        


23 comentários:

  1. Olá!

    Aguardo o post sobre o livro de Aswath Damodaran.
    Eu me interesso muito sobre a quantidade de ações.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse já esta saindo do forno, o livro é muito bom, muito explicativo estou me preparando para esse mês ainda sair uma serie de posts vlw

      Excluir
  2. Olá aprendiz!

    Cuidado com esse lance de cuidar do dinheiro de terceiros, além do risco de brigas/discussões/desconfiança vc deve levar em consideração q isso é ilegal, até onde eu sei a pessoa deve ter algum certificado de corretagem ou algo assim pra operar dinheiro de outros.

    A queda dos FIIs é bom pp facilita o aumento de posições. Vc quer sugestão para qual modalidade? Tijolo, papel ou fundos?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Corey é mesmo um "pain in the ass"

      Excluir
    2. Obrigado pela dica Corey, tento fazer da forma mais clara possivel e guardar a maior quantidade de informações a respeito da alocação, pois caso algum dia for questionado tenho argumentos e esteja devidamente documento a respeito, tenho interesses em fundos de tijolo no momento. que já esteja operacional.Obrigado pela visita

      Excluir
    3. Não concordo nem com corretor cuidando da grana dos outros.
      Um amigo me perguntou se eu poderia investir para ele. Eu disse que ajudaria e ensinaria tudo a ele, PARA ELE TOMAR A DECISÃO.

      Você pode explicar todos os riscos, mas se um dia der errado a pessoa vai achar que a culpa é sua (mesmo sendo RV quem escolhe as ações é você).

      Abraços!
      Ganhando Muito

      Excluir
    4. vlw amigo muito obrigado pela dica.

      Excluir
    5. Concordo com o ganhandomuito.

      Fundo de tijolo? Dê uma olhada no HTMX, ele tem peculiaridades como uma dissolução programada do fundo mas ainda pode dar muitas alegrias. O BBPO tb está bem interessante. São apenas sugestões, ok?

      ABraço!

      COrey

      Excluir
  3. Parabéns, meu caro. Persistamos!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cara, sua carteira está bem diversificada, mas realmente para mim são muitos ativos. Cada um tem uma estratégia e a minha é de 8 ações e 8 FIIs no máximo.

    Acredito que a Petro e a Geti3 te prejudicaram, agora é torcer para uma retomada delas. Em compensação você escolheu muito bem fortes ativos: Grendene, vivo, CGRA. BBAs... Já SUZB5 é uma incógnita.

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ola Aprendiz! bela carteira! desculpe apagar seu comentario de boa vontade lá, nada contra o que voce disse, mas precisei, espero que entenda.

    sou bruto e grosseiro, mas sou justo e respeitador. nunca sacaneio se não me sacanearem antes.

    voce é sempre bemvindo.

    posso te dar uma dica para evitar qualquer mal estar posterior com esse familiar? faz por escrito um terminho, dizendo que ele deixa a seus cuidados tal valor, para voce fazer etc e tal... não escreva "administração de valores mobiliarios, financeiros etc" porque a CVM pode querer capar um se a coisa eventualmente se tornar judicial. pense no pior cenário, em que deu prejuizo e seu parente ficou nervoso contigo.

    um forte abraço e reitero minhas desculpas a sua pessoa.

    V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw victor eu entendi muito bem seus motivos de ter apagado o post. vlw pela dica

      Excluir
  6. Do jeito que Petr3 tá e com esse resultado do 4t2012 da grendene, a grendene caminha pra assumir a maior posição da sua carteira viu.

    Parabéns pela diversificação, com certeza você vai sempre superar o ibovespa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado amigo, petr3 ta difícil de aguentar. kkkkkkkk

      Excluir
  7. Olá Aprendiz.
    Muito bom, bem diversificada sua carteira! Cada qual com seus métodos de investimento! Vamos em frente!
    Abração do Pobre
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Aprendiz!
    Seu resultado foi bem legal, principalmente o atingimento das metas.

    Administrar dinheiro de terceiros não é algo tão simples, ainda mais de familiares.
    Envolve muito sentimento etc. Tome cuidado.

    Eu administro um clube de investimentos com dinheiro de familia e amigos, se quiser podemos trocar umas ideias por e-mail.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, concerteza aprendizinvestidor@hotmail.com. Gostaria de saber sobre esse club de investimento vc tem algum material a respeito?

      Excluir
  9. NÃO COMENTEM EM BLOGS E SITES HACKEADOS (espalhem o aviso, por favor)

    ResponderExcluir
  10. Olá aprendiz invest,

    Mês difícil hein. No próximo você recupera.

    UTa!

    ResponderExcluir