quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fechamento mês de abril.


                          Prezados colegas, esse mês tive a alegria de mais uma vez ficar acima do índice de referência da bolsa Brasileira o IBOV, sabe o que isso quer dizer ???? Porcaria nenhuma. Sigo mais a referência dos rankings feito pelo General investidor e pelo Victor, já que mostra a realidade de investidores que buscam a independência financeira do que um índice que pega as ações com maior liquidez, como por exemplo OGX que tem despencado com um volume impressionante e teve sua participação aumentada devido a esse fato, chega a ser engraçado se não fosse trágico. Se gosto muito de referencia pelo indice de ações com governança IGC.
                          Vamos ao que interessa, no mês pelo sistema de cotas(planilha gentilmente cedida pelo companheiro Alem da poupança) tive rentabilidade positiva de 1,98%,no ano rendimento muito bom considerando que o índice caiu -0,78%. No ano já acumulo rendimento positivo de 4,52%, ou seja, um pouco a cima da famigerada inflação rsrsrsrs contra -8,27% do Ibov.


                           Esse mês alcancei uma importante marca, cheguei aos R$ 114.000,00 investidos.


                            Mesmo aportando menos do que o planejado devido a alguns gastos extras, consegui avançar na minha independência financeira conforme mostra o gráfico, já alcancei 37,2% da meta anual, assim que receber um dinheiro extra deverei compensar esse mês, lembre que sempre devemos seguir o planejado e tornar o investimento um hábito saudável.


                                Conforme o gráfico de acompanhamento da evolução de capital estou dentro do planejado, poderia estar numa área mais confortável, mas mesmo assim estou muito feliz com meus resultados. 

                                  Completando minha compra mensal 200 ações do Banco do Brasil por R$25,20 cada, falei que investiria o resto do capital em ambev, só que ainda esperarei o ativo chegar em patamares mais atrativos. 
                                Bem diversificada minha carteira estou quase fechando os ativos dela para continuar apenas com os aportes e alterando algum ativo caso julgue necessário devido ao balanço anual estar pior que o esperado. Tenho um ativo em quarentena que com o andar da carruagem sairá da carteira no próximo ano que é CSN, a empresa tem uma divida ao meu ver preocupante e ainda busca comprar outras empresas, insustentável, mas essa é uma discussão para um próximo post. Outra empresa que esta em quarentena e Petrobras, essa tem mostrado pequeno avanço em seus números e prometeu ao mercado recentemente retornar suas margens, nos bastidores e até a mídia tem divulgado que a empresa busca a alteração da politica de controle de preço dos combustíveis no país, já que essa politica tem massacrado os indicadores da empresa, acredito que será uma disputa acirrada, mas se o governo perder a galinha de ovos de ouro dele não terá como fazer sua campanha politica.
                                Minha carteira de ações ficou dividida dessa forma:

                                
                            
                                  Meus fii's:


                                Depois da retirada de meu fundo de emergência (poupança), minha carteira de investimento ficou dessa forma :


                                    Provavelmente investirei em fii's no mês de maio para balancear novamente a carteira.

Ponto importantes a ser citado:
  • Recebimento de dividendos do mês superou a minhas estimativas R$ 704,76
  • Dinheiro na corretora R$ 140,27



Obs. não sou administrador de recurso por isso não responsabilizo por eventuais perdas por investimentos feitos
                           

14 comentários:

  1. Aprendiz, é para ficar feliz mesmo, seu rendimento está indo muito bem, ainda quero ter um assim, rs. Da sua carteira de ações só não teria petro, vale suzano e csn, o resto está ok segundo smeus conceitos. Sobre os FIIs em quanto está de DY mensal e anual? Qual seu critério de aportes nesta modalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recebo valor em torno de R$200,00 algo proximo de 0,7%a.m, eu costumo ler o prospecto do fundo suas características básicas como se é de tijolo ou papel onde esta alocado procuro obter informações dos imoveis se os inquilinos pagam corretamente e a saúde financeiras desses inquilinos é muito importante tb. procuro fii's que pagam proximo de 0,7 a.m. e estejam com cotados proximo do valor patrimonial. o único fii que tem me feito um pouco de raiva é xted11 devido a negociação com oimovel itambe. Abraço

      Excluir
  2. Belo aporte e belo rendimento. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 114k investidos !! daki uns 5 anos eu chego nesse valor.... rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb esperava demorar muito, mas a medida que vamos nos acostumando com poupar e aumentando nosso salário o aporte cresce muito rapido rsrsrs torço para que passe e muito dos 114k abraço

      Excluir
  4. 114k é um marco. Comemore! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um dia chego a seu patamar rsrsrsrsrs daqui 3 anos no máximo chego lá. abraço e boa sorte

      Excluir
  5. Parabéns pelo resultado !
    Fechar positivo num mês como este não é fácil.

    ResponderExcluir
  6. me surpreendi muito rsrsrsrs os dividendos ajudaram muito esse mês

    ResponderExcluir
  7. Olá Aprendiz,

    Sua rentabilidade foi muito boa, parabéns! :)
    Também parabenizo pela marca dos 114k investidos e já pergunto, onde estão as demais quantias, em colchão de segurança? Pensei que o valor total fosse o investido, rs.
    Você vai longe, siga com essa disciplina!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw General, devagar e sempre rsrsrsrs acredito que disciplina é tudo na vida, tenho conseguido muita coisa que as pessoas acham impossivel.

      Excluir
  8. Parabéns pela rentabilidade Aprendiz!

    Vou adicionar o seu blog na minha lista, se puder fazer o mesmo ficaria muito grato!

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Every weekend і used to pay a vіѕit thіѕ sitе,
    because і want enjoymеnt, sіnсе this thіѕ
    web pаge conatіоns truly fastidious funny informatiоn too.


    my weblog: petpax.ru

    ResponderExcluir