sábado, 23 de fevereiro de 2013
Eduardo e monica
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Guia de sites sobre investimento
Bem amigos da blogosfera e demais investidores, hoje estou aqui para falar um pouco sobre os principais sites especializados em investimento do Brasil.
Primeiro falarei do Bastter: conhecido pelo seu gênio forte, nosso amigo literalmente puxa a orelha de seus seguidores quando o assunto é investir, voltado para a educação financeira oferece grande acervo fundamentalista, técnico e sobre venda coberta. É possível encontrar praticamente todos os balanços das ações da bolsa de valores, já mastigado em forma de um quadro resumo, diversos videos e apostilas. Saliento que quem investe deveria pelo menos ler os balanços de suas empresas.
Guiainvest: Voltado para indicadores fundamentalistas o site trás uma interface amigável para os recém chegados ao mundo dos investimentos. Baseado na filosofia de investimento de Benjamin Graham o site disponibiliza os indicadores de praticamente todas as ações do mercado. Divulga uma revista gratuitamente a seus seguidores, ranqueia as ações pelos principais indicadores fundamentalista, facilita muito a vida do iniciate.
Considerado o Facebook dos investimentos, conta com um fórum bem peculiar onde é possível encontrar as figuras mais cômicas do mercado.
Fundamentus: extremamente eficiente o site disponibiliza informações sobre indicadores fundamentalista e balanços das empresas, peca um pouco na interface com o usuário. Parece muito com um banco de consulta de informações.
ADVFN: especializado em analise técnica o portal disponibiliza muito material a seus usuários, vídeo aulas e analise em tempo real de algumas operações. O fórum, infelizmente é utilizado na maioria das vezes pelos especuladores e miqueiros de plantão, acompanho o fórum carteira de dividendos é small caps o resto não é indicado para investidores de B&H.
Tetzner: por ultimo, mas não menos importante, nosso amigo Tetzner desbrava o empolgante mundo dos Fii's, disponibiliza muita informações a respeito desses fundos e divulga mensalmente seu polemico ranking, alguns odeiam, outros adoram. Eu utilizo como uma peneira onde defino quais fundos valem a pena uma pesquisa mais aprofundada.
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Alteração na politica de divulgação do blog
Amigos blogueiros e apreciadores da blogosfera, devido ao incidente com o nosso amigo investindo aos 40, pensei muito durante esse feriado e reforcei ainda mais a segurança de meu blog: alterei o e-mail de acesso ao blog, alterei o nome falso que tinha criado para deixar na duvida alguém que possa querer me rastrear e o mais importante a partir de agora não atualizarei o resultados com valores absolutos, apenas usarei a porcentagem dos meus investimentos para titulo de acompanhamento. Com essa historia perdemos três preciosos blog's, espero que com a cabeça fria eles voltem a contribuir com esse ambiente sadio que conseguimos estabelecer.
Fato que desconhecia é que isso já tinha acontecido com nosso amigo MAX, então acredito ser mais serio que pensava, sugiro que pelo princípio de solidadriedade, caso encontrem alguma falha, favor me informar para que seja retirada do blog e eu me comprometo a fazer o mesmo com os meus amigos.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Natura
Hoje falarei um pouco sobre Natura, empresa mundialmente respeitada pelo desenvolvimento de produtos socioambientais com grande apelo à preservação do meio ambiente e utilização racional dos recursos naturais. Respeitada pela sociedade, lucrativa e ainda ambientalmente correta,oferece a seus clientes um mix de produtos de excelente qualidade.
Especializada em vendas direta a empresa conta com mais de 1,5 milhões de consultoras pela América latina e França. Apresenta um plano de expansão que já corresponde 11,6% da receita total da companhia e pode se tornar uma empresa mundial como: Coca-cola, McDonald's e Pepsi. Para isso acontecer a empresa tem investido fortemente no treinamento de novas consultoras e adequado seu modelo de negocio para a atender as regionalidades, alem de aquisição de companhias para facilitar a inserção em novos mercados.
O setor no qual está inserida apresenta grande concorrência, com nomes de peso pela disputa de mercado como: Boticário, Avon e Unilever, mesmo assim é líder de mercado brasileiro e apresenta crescimento no cenário internacional.
Em linha com as melhores praticas de governança corporativa a Natura faz parte dos principais índices do mercado brasileiro. Desde a abertura de capital em 2004 tem apresentado resultados muito acima do IBOV.
A empresa é negociada com múltiplos fundamentalista considerado salgados devido aos bons resultados apresentados, no momento tem P/L= 28, P/VPA= 17 e DY= 4%.
Corporações desse tipo dificilmente são negociadas com múltiplos baixos, por isso, se deve analisar outros fatores como crescimento do lucro, margem liquida e acompanhar a evolução de seu endividamento.
O lucro liquido saiu da casa dos 9 milhões em 2001 para 861 milhões em 2012, crescimento composto de 67% nos últimos 10 anos. impressionante não?!
O patrimônio nesse período saltou de 78 milhões para 1,3 bilhões e a receita liquida teve avanço de 875 milhões para incríveis 6,3 bilhões, só a receita liquida da empresa e 6 vezes maior que o patrimônio e o lucro corresponde 66% , olhar um indicador separadamente trás a impressão que ela é negociada a valores exorbitantes. Para exemplificar melhor o que estou falando o caixa da empresa e maior que seu patrimônio.
O pagamento de dividendos corresponde a nada mais nada menos que 100% do lucro liquido.
Espero que gostem da analise e comentem a respeito da empresa e complementem os dados.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Governo Fernando Henrique Cardoso "FHC"
Amigos blogueiros, encontrei um documentário que fala de uma forma descontraída sobre o período do governo do FHC.
Pontos positivos :
- Controle da inflação
- Plano real
- Responsabilidade fiscal
Pontos negativos:
- Alta taxa de desemprego
- Privatização de estatais a preço abaixo do mercado e condições obscuras
- Período de apagão
- Baixa atividade econômica
O governo FHC ficou lembrado pela corrupção descaradamente acobertada tanto pela mídia quanto pelas autoridades. Se alguém tiver a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre as historias desse período recomendo a leitura do livro "A Privataria Tucana".
Não critique sem fundamentação sobre o assunto, estude e conheça um pouco mais sobre a historia do nosso povo, de suas necessidades e suas lutas, afinal, conviver em um pais onde paira à corrupção é muito complicado. Os governantes não passam de um espelho da sociedade que os elegem, pense nisso antes de votar em um candidato.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Uma avaliação da economia brasileira no Governo Lula/Dilma
Acredito que esse post gerará muita polemica e consequentemente debates a respeito do tema, vejo no mundo dos investimentos muitas pessoas criticando o governo lula/Dilma sobre suas politicas e medidas intervencionista praticadas durante seus respectivos governos, mas será que esses questionamentos realmente tem fundamentos? Gostaria de deixar claro que não irei tomar partido em nenhuma das partes, estou aqui para expor os dados pesquisados e abrir um debate sobre o tema em questão, outro ponto que deixo claro, é que não sou partidário politico, muito menos filosófico, por isso não abordarei tais assuntos devido não serem pertinentes.
Para separar os pensamentos abordarei em tópicos alguns itens pesquisados:
Dívida publica: Nos oito anos de governo Lula, a dívida interna caiu para menos de 40% do PIB e hoje está em 36%. Tende a cair ainda mais com a política de juros baixos colocada em prática pela presidente Dilma.
Risco Brasil: Com Lula, caiu a 200 pontos e o Brasil foi promovido a grau de investimento.
Dollar: Com Lula, e o BC nas mãos de Henrique Meirelles, a dívida pública em dólar foi zerada, o real se valorizou fortemente, as reservas internacionais somaram mais de U$S 250 bilhões e o Brasil passou a cumprir sua meta de inflação "mesmo que meio no jeitinho brasileiro".
Emprego e transferência de renda: Na era Lula, somaram mais de 11 milhões de vagas. Programas de transferência de renda, criados no governo FHC, foram acentuados na era Lula sob o guarda-chuva do Bolsa-Família. Com resultado, 23 milhões de pessoas cruzaram a linha da pobreza. Em janeiro de 2003 a taxa de desemprego era de 11,3%. Em outubro de 2010 a taxa alcançou 5,5%, menor patamar registrado pela série histórica.
Investimentos:No primeiro trimestre de 2003 a relação Investimento/PIB era de 16,23%. No terceiro trimestre de 2008, antes dos efeitos da crise financeira global, a relação chegou a atingir 20,1%. No segundo trimestre de 2010 a relação atingiu 17,85%. Comparativamente, pode-se afirmar que a relação Investimento/PIB brasileira é baixa, sobretudo quando visualizamos as taxas de investimentos dos países emergentes, especialmente da Ásia. Não obstante, a tendência de crescimento desta relação, verificada antes da crise financeira e a sua recente recuperação são elementos positivos e que devem ser destacados.
IBOVESPA: O mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações brasileiras, saiu de algo próximo a 12000 pts em 2002 no inicio do governo lula e esta atualmente nos 58000 pts ou seja subiu 4,8 vezes em aproximadamente 11 anos não vou considerar os picos de valorização para não polemizar ainda mais o tema.
Gostaria de deixar um vídeo feito pelo bastter que acredito ser muito pertinente sobre os investimentos espero que gostem e até a próxima.
Observação. esse post não foi todo escrito por min, grande parte retirei de relatórios diversos encontrado na internet.
Para separar os pensamentos abordarei em tópicos alguns itens pesquisados:
Dívida publica: Nos oito anos de governo Lula, a dívida interna caiu para menos de 40% do PIB e hoje está em 36%. Tende a cair ainda mais com a política de juros baixos colocada em prática pela presidente Dilma.
Risco Brasil: Com Lula, caiu a 200 pontos e o Brasil foi promovido a grau de investimento.
Dollar: Com Lula, e o BC nas mãos de Henrique Meirelles, a dívida pública em dólar foi zerada, o real se valorizou fortemente, as reservas internacionais somaram mais de U$S 250 bilhões e o Brasil passou a cumprir sua meta de inflação "mesmo que meio no jeitinho brasileiro".
Emprego e transferência de renda: Na era Lula, somaram mais de 11 milhões de vagas. Programas de transferência de renda, criados no governo FHC, foram acentuados na era Lula sob o guarda-chuva do Bolsa-Família. Com resultado, 23 milhões de pessoas cruzaram a linha da pobreza. Em janeiro de 2003 a taxa de desemprego era de 11,3%. Em outubro de 2010 a taxa alcançou 5,5%, menor patamar registrado pela série histórica.
Investimentos:No primeiro trimestre de 2003 a relação Investimento/PIB era de 16,23%. No terceiro trimestre de 2008, antes dos efeitos da crise financeira global, a relação chegou a atingir 20,1%. No segundo trimestre de 2010 a relação atingiu 17,85%. Comparativamente, pode-se afirmar que a relação Investimento/PIB brasileira é baixa, sobretudo quando visualizamos as taxas de investimentos dos países emergentes, especialmente da Ásia. Não obstante, a tendência de crescimento desta relação, verificada antes da crise financeira e a sua recente recuperação são elementos positivos e que devem ser destacados.
Taxa de pobreza: Os efeitos sobre a pobreza também foram igualmente importantes. A taxa de extrema pobreza foi reduzida de 11,49% em 2005 para 7,28% em 2009, de acordo com cálculo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Avanço ainda mais significativo foi obtido no que concerne à evolução da taxa de pobreza do país. Em 2005 esta taxa era de 30,82% enquanto em 2009 seu valor atingia 21,42%.
Credito: é preciso lembrar que ao longo do governo Lula a economia brasileira presenciou uma verdadeira explosão do crédito, especialmente ao consumidor. Em janeiro de 2003 a relação operação de crédito (setores público e privado)/PIB era de 23,94%. Em outubro de 2010 esta relação atingiu 47,25%. A forte expansão do crédito no período e seus efeitos sobre a demanda em alguns setores não devem ser desconsideradas da análise da evolução da inflação o que, no regime de metas de inflação, implica analisar o comportamento da política monetária.
Inflação: Ao longo do período pode se afirmar que ocorreu um processo de convergência entre a taxa efetiva de inflação e a meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Exceto em 2003, quando o IPCA registrou inflação de 9,3%, em todos os demais anos a meta de inflação - desde que levada em consideração à banda que estabelece os limites superiores e inferiores.
Reforma Tributária: A tão esperada reforma tributária não saiu do papel.
Taxa de juros real:
Gostaria de deixar um vídeo feito pelo bastter que acredito ser muito pertinente sobre os investimentos espero que gostem e até a próxima.
Observação. esse post não foi todo escrito por min, grande parte retirei de relatórios diversos encontrado na internet.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Rindo atoa !!!!!!!!
Hoje estou feliz, recebi uma ótima noticia à aposentadoria da minha mãe saiu e a partir do mês de março aumentarei minha capacidade de aporte. Agora com minha esposa trabalhando, minha mãe aposentada ficou mais fácil comecei o ano com o pé direito.
Só para terem uma ideia ajudava minha mãe com R$ 700,00 mensais fora gastos extras, agora com a velha aposentada, só ajudarei com R$200,00 ou seja sobrou R$500,00 para aportar, outro fato positivo foi minha esposa arrumar emprego, conversamos e ela ficou responsável pelo pagamento do condomínio mais R$200,00 no bolso isso fora os gastos que eu tinha com ela de salão de beleza e coisas de mulher ganho incalculável rsrsrsrsrsr. Para recuperar a saúde financeira só falta os moveis do apê para quitar no cartão e reduzir dos atuais R$1.000,00 para algo próximo de R$ 400,00 pelo meus cálculos isso deve acontecer no máximo até agosto. Resumindo minha capacidade de aporte aumentou quase R$1.000,00 como não sei como vai estar a fome do leão esse ano provisionarei uma quantia para alimentar o felino.
O Bovespa está caindo e eu rindo atoa espero que continue caindo para abrir excelentes oportunidades de compra para todos os blogueiros. feliz carnaval a todos e muita folia galera
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Multiplan
Galerinha do bem, hoje vou falar um pouquinho sobre Multiplan, empresa fundada em 1975 tem sua principal atividade administração de shoppings centers, atualmente conta com 17 em sua carteira com um trafego anual de 160 milhões de clientes, alem de, contar com a construção de 1 shopping 2 expansões e 1 projeto de torres comerciais para locação.
Composição acionário:
A empresa conta com grande diversificação regional dos empreendimentos conforme ilustrado pela imagem abaixo:
Composição acionário:
A empresa conta com grande diversificação regional dos empreendimentos conforme ilustrado pela imagem abaixo:
Apresenta crescimento considerável em relação ao varejo brasileiro:
Taxa de ocupação de 98,5% , inadimplência de 1,3% e perda de aluguel de apenas 0,1%
A receita bem diversificada:
Evolução LPA:
Algo considerado muito relevante é se a divida é de longo ou curto prazo, conforme gráfico abaixo observa o maior dispêndio da divida em 2016, o rating da divida e BBB- e custo da dívida de 9,8:%:
Um quadro que gosto muito de analisar antes da tomada de decisões e a evolução anual encontrado no site do bastter, a empresa apresenta crescimento de lucros consistentes desde 2007, excelente margem liquida e uma dívida liquida/lucro liquido relativamente grande devido a necessidade dessa empresa continuar disputando mercado com as concorrentes, mas saliento que é algo setorial muitas empresas deste setor alavancam capital para continuarem crescendo. Em relação as demais essa empresa apresenta menor índice de endividamento.
espero que tenham gostado de conhecer um pouco dessa fascinante empresa e caso queiram acrescentar alguma informação fiquem a vontade
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
operações do mês de fev 2013
Caros amigos, inicialmente comprei:
86 ações da MULT3 por R$58,00 corretagem de R$10,00
200 ações da EZTC3 POR R$26,39 corretagem de R$10,00
Vendi 850 ações da PETR4 por R$17,65 e comprei 900 PETR3 por R$17,10 "acredito que essa politica de dividendos não perdure para os próximos anos", por causa dessa transação foi necessário retirar R$502,00 do colchão de emergência.
Obs. Como essas ações estão em custodia no BB tive que pagar R$25,00 de corretagem um verdadeiro assalto a mão armada.
Um fato que gostaria de salientar e que a PETR3 tem tag along*, fato que por si só, já fundamenta minha troca essa queda no meu ver se tornou uma grande oportunidade para o longo prazo, espero que Vale também possibilite essa oportunidade para trocar. A Petrobras esta em quarentena caso apresente mais um ano de resultados ruins sairá da carteira
*O tag along garante que o comprador das ações dos controladores, faça uma oferta pública aos acionistas minoritários, por 100% do valor pago pelas ações dos controladores para o nível de governança corporativa tipo novo mercado, 100% das ações ON e PN para o tipo nível 2 (até o dia 09/05/2011 era 100% para ON e 80% para PN) e 80% do valor para as ações ON conforme a legislação para o tipo Nível 1. Cabe aos minoritários aceitarem ou não a proposta.
86 ações da MULT3 por R$58,00 corretagem de R$10,00
200 ações da EZTC3 POR R$26,39 corretagem de R$10,00
Vendi 850 ações da PETR4 por R$17,65 e comprei 900 PETR3 por R$17,10 "acredito que essa politica de dividendos não perdure para os próximos anos", por causa dessa transação foi necessário retirar R$502,00 do colchão de emergência.
Obs. Como essas ações estão em custodia no BB tive que pagar R$25,00 de corretagem um verdadeiro assalto a mão armada.
Um fato que gostaria de salientar e que a PETR3 tem tag along*, fato que por si só, já fundamenta minha troca essa queda no meu ver se tornou uma grande oportunidade para o longo prazo, espero que Vale também possibilite essa oportunidade para trocar. A Petrobras esta em quarentena caso apresente mais um ano de resultados ruins sairá da carteira
*O tag along garante que o comprador das ações dos controladores, faça uma oferta pública aos acionistas minoritários, por 100% do valor pago pelas ações dos controladores para o nível de governança corporativa tipo novo mercado, 100% das ações ON e PN para o tipo nível 2 (até o dia 09/05/2011 era 100% para ON e 80% para PN) e 80% do valor para as ações ON conforme a legislação para o tipo Nível 1. Cabe aos minoritários aceitarem ou não a proposta.
Assinar:
Postagens (Atom)