segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Governo Fernando Henrique Cardoso "FHC"

                 Amigos blogueiros, encontrei um documentário que fala de uma forma descontraída sobre o período do governo do FHC.


                 Pontos positivos :

  •    Controle da inflação
  •    Plano real
  •    Responsabilidade fiscal
                  
                  Pontos negativos:
  •      Alta taxa de desemprego
  •      Privatização de estatais a preço abaixo do mercado e condições obscuras
  •      Período de apagão
  •      Baixa atividade econômica
       O governo FHC ficou lembrado pela corrupção descaradamente acobertada tanto pela mídia quanto pelas autoridades. Se alguém tiver a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre as historias desse período recomendo a leitura do livro "A Privataria Tucana". 
       Não critique sem fundamentação sobre o assunto, estude e conheça um pouco mais sobre a historia do nosso povo, de suas necessidades e suas lutas, afinal, conviver em um pais onde paira à corrupção é  muito complicado. Os governantes não passam de um espelho da sociedade  que os elegem, pense nisso antes de votar em um candidato. 

6 comentários:

  1. Fala, Aprendiz!

    Deixe eu fazer uma comparação meio boba, mas que o raciocínio pode ser adaptado a um país:

    Se vc começa a gastar mais dinheiro do que tem, e vai levando sua vida assim, estará fazendo isso na base da dívida. Quando vc chega ao fundo do poço o q tem q fazer o q ??? Começar a cortar seus gastos para pagar a dívida.

    Como diabos vc quer sair de uma situação ruim sem passar por recessão?? Se seu país não tem estrutura, isto é quase impossível.

    Não li a Privataria Tucana, mas já estudei sobre Economia Contemporânea (1974 a hj em dia). E tive aulas com um professor q era bastante imparcial, ele evitava ao máximo falar sobre política. Apenas falava o q foi feito q o que não foi feito e suas causas e consequências.

    O título deste livro já mostra uma inclinação esquerdista, mas não posso julgar sem ler.

    Como postei lá no post anterior, foram décadas de tentativas até culminar no Plano Real.

    Muitas das vezes temos que dar passos para trás para podermos dar passos maiores à frente.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!! Esqueci de comentar: no meu exemplo bobo, quando vc chega na situação ruim foi devido à anos anteriores de bonanças ilusórias. Se é na base da dívida, uma hora a conta chega, pode ter certeza.

      E o contrário é válido: se a situação é boa hoje, é pq alguém fez algo certo no passado.

      Somos um PAÍS. As consequências não surgem do dia para noite, de um ano para o outro. Levam tempo.

      []s!

      Excluir
    2. Acredito que num país as mudanças realmente demoram a acontecer, só que esse atual governo vem intervindo muito na iniciativa privada, algo que não concordo e a tal iniciativa publico privada pois o governo sempre terá o poder de intervir na economia e se isso continuar não poderemos reclamar afinal foi o nosso empresariado que tem tendencias a buscar apoio governamental.

      Excluir
  2. O Governo FHC trabalhou pelo aumento da produtividade média do brasileiro, política que foi primeiramente adotada por Fernando Collor e seu Plano Nacional de Desestatização e também pela abertura do país para as importações.

    Ele também buscou o acerto das contas públicas, acabando com os gatilhos nos salários, com a hiperinflação que beneficiava o maquiamento das contas públicas e obrigando os poderes a cumprirem seu orçamento de acordo com a Lei de Responsabilidade fiscal.

    Em resumo, amplas reformas foram feitas na década de 90 para pavimentar o crescimento econômico, crescimento que ironicamente ocorreu no governo Lula. E digo ironicamente porque tal político foi opositor de TODAS as decisões que acarretaram o sucesso econômico presenciado por seu governo.

    O legado do Lula, por sua vez, é o seguinte: aumento no gasto público e da máquina pública; aumento dos empréstimos subsidiados e da ingerência sobre empresas estatais e de economia mista, como Petrobras e Banco do Brasil; afrouxamento da política de combate à inflação. Entre outras coisas.

    Mas quem recebe este legado - e provavelmente irá receber a culpa de tantas barbeiragens - é Dilma, que no momento se preocupa mais em maquiar seus indicadores de inflação e superávit primário do que resolver os gargalos da nossa fragilizada economia. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com o programa de desestatização feito pelos governos anteriores, pois sucatearam primeiro as empresas para poderem justificar as vendas, tenho muitos amigos que viveram essa época e contam as barbaridades que eram feitas para sucatear os equipamentos, o fruto mais conhecido dessa vergonha brasileira foi quando 12 trabalhadores perderam a vida na P-36 isso aconteceu no final do mandato de FHC. Até hoje vejo na Petrobras marcas desse legado vergonhoso. Alguns podem falar a respeito da bem administrada privatização da telefonia brasileira. O serviço prestados é um dos piores do mundo, as empresas investem menos que deveriam em contrapartida cobram um preço absurdo quewm nunca teve problemas com o atendimento dessas empresas ? fazem os clientes de otários e fica por isso mesmo. no mais concordo em grande parte com seu pensamento onde diz que foram feitos preparativos para a melhora da economia brasileira, avanços que correm risco devido a irresponsabilidade das atuais atitudes do governo

      Excluir