quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Natura

               
                         Hoje falarei um pouco sobre Natura, empresa mundialmente respeitada pelo desenvolvimento de produtos socioambientais com grande apelo à preservação do meio ambiente e utilização racional dos recursos naturais. Respeitada pela sociedade, lucrativa e ainda ambientalmente correta,oferece a seus clientes um mix de produtos de excelente qualidade.

                        
                            Especializada em vendas direta a empresa conta com mais de 1,5 milhões de consultoras pela América latina e França. Apresenta um plano de expansão que já corresponde 11,6% da receita total da companhia e pode se tornar uma empresa mundial como: Coca-cola, McDonald's e Pepsi. Para isso acontecer a empresa tem investido fortemente no treinamento de novas consultoras e adequado seu modelo de negocio para a atender as regionalidades, alem de aquisição de companhias para facilitar a inserção em novos mercados.


                                O setor no qual está inserida apresenta grande concorrência, com nomes de peso pela  disputa de mercado como: Boticário, Avon e Unilever, mesmo assim é líder de mercado brasileiro e apresenta crescimento no cenário internacional.



                                Em linha com as melhores praticas de governança corporativa a Natura faz parte dos principais índices do mercado brasileiro. Desde a abertura de capital em 2004 tem apresentado resultados muito acima do IBOV.


                                     A empresa é negociada com múltiplos fundamentalista considerado salgados devido aos bons resultados apresentados, no momento tem P/L= 28, P/VPA= 17 e DY= 4%. 
                                     Corporações desse tipo dificilmente são negociadas com múltiplos  baixos, por isso, se deve analisar outros fatores como crescimento do lucro, margem liquida e acompanhar a evolução de seu endividamento. 
                                      O lucro liquido saiu da casa dos 9 milhões em 2001 para 861 milhões em 2012, crescimento composto  de  67% nos últimos 10 anos. impressionante não?!

                                     
                                      O patrimônio nesse período saltou de 78 milhões para 1,3 bilhões e a receita liquida teve avanço de 875 milhões para incríveis 6,3 bilhões, só a receita liquida da empresa e 6 vezes maior que o patrimônio e o lucro corresponde 66% , olhar um indicador separadamente  trás a impressão que ela é negociada a valores exorbitantes. Para exemplificar melhor o que estou falando o caixa da empresa e maior que seu patrimônio.
                                     O pagamento de dividendos corresponde a nada mais nada menos que 100% do lucro liquido.

                                      Espero que gostem da analise e comentem a respeito da empresa e complementem os dados.
                          

8 comentários:

  1. Impressionante a curva de crescimento do LL. Mesmo quem pegou o bonde andando se deu bem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. com essa expansão a empresa pode crescer muito. Vou entrar esse mês

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante os fundamentos dela. Vai entrar no meu radar a partir de agora.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, aguardo mais posts com esse tipo de análise.

    Ainda sou iniciante em fundamentos e preciso aprender muito!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VLW RW, já eu não sei muita coisa de téc. estou começando a aprender sobre venda coberta

      Excluir
  5. Muito bacana o seu estudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. A Natura é uma empresa muito bem gerenciada, com uma estratégia de crescimento bastante agressiva: recentemente comprou a empresa Body Shop.

    ResponderExcluir