sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Uma avaliação da economia brasileira no Governo Lula/Dilma

                      Acredito que esse post gerará muita polemica e consequentemente debates a respeito do tema, vejo no mundo dos investimentos muitas pessoas criticando o governo lula/Dilma sobre suas politicas e medidas intervencionista praticadas durante seus respectivos governos, mas será que esses questionamentos realmente tem fundamentos? Gostaria de deixar claro que não irei tomar partido em nenhuma das partes, estou aqui para  expor os dados pesquisados e abrir um debate sobre o tema em questão, outro ponto que deixo claro, é que não sou partidário politico, muito menos filosófico,  por isso não abordarei tais assuntos devido não serem pertinentes.
                      Para separar os pensamentos abordarei em tópicos alguns itens pesquisados:

                        Dívida publica: Nos oito anos de governo Lula, a dívida interna caiu para menos de 40% do PIB e hoje está em 36%. Tende a cair ainda mais com a política de juros baixos colocada em prática pela presidente Dilma.   
                        Risco Brasil: Com Lula, caiu a 200 pontos e o Brasil foi promovido a grau de investimento. 
                              Dollar: Com Lula, e o BC nas mãos de Henrique Meirelles, a dívida pública em dólar foi zerada, o real se valorizou fortemente, as reservas internacionais somaram mais de U$S 250 bilhões e o Brasil passou a cumprir sua meta de inflação "mesmo que meio no jeitinho brasileiro".
                               Emprego e transferência de renda: Na era Lula, somaram mais de 11 milhões de vagas. Programas de transferência de renda, criados no governo FHC, foram acentuados na era Lula sob o guarda-chuva do Bolsa-Família. Com resultado, 23 milhões de pessoas cruzaram a linha da pobreza. Em janeiro de 2003 a taxa de desemprego era de 11,3%. Em outubro de 2010 a taxa alcançou 5,5%, menor patamar registrado pela série histórica.
                                 Investimentos:No primeiro trimestre de 2003 a relação Investimento/PIB era de 16,23%. No terceiro trimestre de 2008, antes dos efeitos da crise financeira global, a relação chegou a atingir 20,1%. No segundo trimestre de 2010 a relação atingiu 17,85%. Comparativamente, pode-se afirmar que a relação Investimento/PIB brasileira é baixa, sobretudo quando visualizamos as taxas de investimentos dos países emergentes, especialmente da Ásia. Não obstante, a tendência de crescimento desta relação, verificada antes da crise financeira e a sua recente recuperação são elementos positivos e que devem ser destacados.
                               Taxa de pobreza: Os efeitos sobre a pobreza também foram igualmente importantes. A taxa de extrema pobreza foi reduzida de 11,49% em 2005 para 7,28% em 2009, de acordo com cálculo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Avanço ainda mais significativo foi obtido no que concerne à evolução da taxa de pobreza do país. Em 2005 esta taxa era de 30,82% enquanto em 2009 seu valor atingia 21,42%.
                              Credito: é preciso lembrar que ao longo do governo Lula a economia brasileira presenciou uma verdadeira explosão do crédito, especialmente ao consumidor. Em janeiro de 2003 a relação operação de crédito (setores público e privado)/PIB era de 23,94%. Em outubro de 2010 esta relação atingiu 47,25%. A forte expansão do crédito no período e seus efeitos sobre a demanda em alguns setores não devem ser desconsideradas da análise da evolução da inflação o que, no regime de metas de inflação, implica analisar o comportamento da política monetária.
                       Inflação: Ao longo do período pode se afirmar que ocorreu um processo de convergência entre a taxa efetiva de inflação e a meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Exceto em 2003, quando o IPCA registrou inflação de 9,3%, em todos os demais anos a meta de inflação - desde que levada em consideração à banda que estabelece os limites superiores e inferiores.
                            Reforma Tributária: A tão esperada reforma tributária não saiu do papel.
                              Taxa de juros real:
                          
                           IBOVESPA: O mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações brasileiras,  saiu de algo próximo a 12000 pts em 2002 no inicio do governo lula e esta atualmente nos 58000 pts ou seja subiu 4,8 vezes em aproximadamente  11 anos não vou considerar os picos de valorização para não polemizar ainda mais o tema.


                             
                                Gostaria de deixar um vídeo feito pelo bastter que acredito ser muito pertinente sobre os investimentos espero que gostem e até a próxima.
     Observação. esse post não foi todo escrito por min, grande parte retirei de relatórios diversos encontrado na internet.



13 comentários:

  1. Parabéns pelo post.

    Até que enfim alguém aqui na blogosfera que demonstra sensatez e reconhece os avanços do Governo Petista.

    Óbvio que não há perfeição, como nunca houve e nunca haverá, mas é explícito nosso avanço nos anos de Lula Presidente.

    O modelo do PT não é o ideal, mas é infinitamente superior ao do PSDB.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a segurança pública que vai de mal a pior, pois para o PT bandido é vitima e companheiro, os culpados são os policias.

    ResponderExcluir
  3. Aprendiz, muito cuidado! Às vezes os números nos empurram para uma conclusão que parece óbvia, mas que pode ser equivocada! Veja, antes do FHC vivíamos um caos. Houve um "acerto da casa" com as políticas adotadas, o que certamente trouxe desequilibrio em diversas áreas. Algo que era previsível, mas necessário. Lula então herdou um país sem hiperinflação e surfou num período de grande bonança mundial. Não teve problemas globais maiores no que tange a economia. No entanto, o Brasil que é membro dos BRICs não decolou como seus colegas : Russia, China e India e hoje possui taxas pífias de crescimento (basta ver o "pibinho"). Além do mais, enquanto a crise européia ensinoou o mundo que o caminho é o corte desnecessarios de gastos da máquina pública e evitar o excesso de paternalismo demagógico, o Brasil dá passos ao contrário : aumento de gastos, ausencia de responsabilidade fiscal e aumento de projetos demagógicos (nota : não sou contra projetos sociais para combate da fome e miséria, pelo contrário, mas sou rdaicalmente contra os incentivos do governo ao não trabalho, com uma compra descarada de votos por diversas "bolsas" que aí existem). Assim, embora este comentário esteja sujeito a críticas, fato é que o PT herdou um país bem menos bagunçado e teve a grande sorte de surfar nas ondas da bonança que reinavam no início dos anos 2000. O dever de casa agora não está fazendo, vemos a inflação aumentar e não haver uma política de controle, apenas o uso de BB, Petro, etc para segurar a onda e o lançamento de medidas de pouco impacto como redução de IPI, etc. O calculo do IPCA foi mudado, ou seja, atingimos em 2012 a meta após mudança de calculos... Alguns chamam de maquiar a verdade. A bomba vai explodir após o início do segundo mandato de Dilma, ou no início de quem a suceder. Abraços!
    AnoniJoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, o que tem de bom foi por que FHC arrumou a casa e o que tem de ruim é culpa desse maldito PT! ¬¬

      Excluir
    2. ANONIJOE, obrigado por enriquecer o espaço com pensamentos diferentes, muitas acham que discordar de um ponto de vista e ruim acredito que pelo contrario devemos abrir diálogos e encontrarmos um meio termo que satisfaça a maioria.
      não se pode dizer que o governo FHC foi de todo ruim para a economia só um ponto considero muito negativo foi a venda a preços a baixo do mercado de algumas estatais. Realmente ocorreu preparação para chegar onde chegamos mas tem um problema o brasil passou por uma das piores crises econômicas e conseguiu se sair bem.Estamos em uma segunda crise que estamos tendo maiores problemas para sair e acredito que é devido a tantas medidas intervencionistas do governo atual. não sou PT nem PSDB.

      Excluir
  4. Concordo com que o anonimo falou:"FHC arrumou a casa,e o governo do PT que surfou numa onda de bonança(com crescimento chinês e tudo mais)não teve competência para fazer o país crescer sustentavelmente.O que vejo hoje é muita propaganda enganosa e um populismo nunca visto na história deste país.Como você afirmou AI devemos estudar a fundo algumas dessas questões para não falar sem argumentos.Por último a questão das privatizações.A telefonia:um telefone de casa custava R$ 10.000,00.Se não fosse a privatização você acredita que nós teríamos mais celulares que brasileiros?A VALE:veja os números desta cia hoje e antes da privatização, o desmantelo que era.A Petro um grande cabide político e financiadora de campanhas do PT.O nosso BB financiando mensalão...é triste!No mais estes debates são sempre bem-vindos.Parabéns...
    Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse populismo tem deixado todo mundo indignado com o governo. Não tem tomado medidas eficientes, apenas paliativas. Bons argumentos são sempre bem vindo

      Excluir
  5. Olá, Aprendiz!

    Vc está realmente aprendendo! rsrsrsrs

    O governo Lula colheu os frutos de DÉCADAS de tentativas do governo de controlar a inflação.

    Nossas inflação era um problema que ainda não havia em outros cenários econômicos mundiais. Não adiantava enviar o pessoal para Harvard ou Standford, pois este problema não era bem conhecido por lá. A inflação inercial era relativamente desconhecida.

    Foram décadas para tentar controlá-la. Plano Cruzado. Cruzado Novo. Aous poucos eles foram modificando esses planos e evoluindo os mesmos até chegar ao Plano Real.

    Não foi de fato o FHC quem resolveu tudo. Foram décadas de tentativas. Se vc olhar as medidas adotas pelo Plano Real e os planos anteriores irá notar que, grosso modo, o que não funcionava em um plano era retirado no seguinte (como o gatilho salarial, por exemplo). E assim foi. Existiram outras coisas também, como o PROER (feito pelo FHC e que o Lula CRITICAVA HORRORES), para poder limpar os bancos e etc.

    Enfim, o movimento foi longo e complexo.

    Agora, Lula apenas colheu os frutos. E a a Dilma está fazendo questão de derrubar a árvore agora.

    Busque se informar sobre Economia Brasileira Contemporânea que você verá que está tudo ligado...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw dimarcinho, em um país nada se concerta com rapidez, veja o exemplo dos EUA Obama vem arrumando a casa aos poucos e devagar retomando o crescimento econômico. Aqui estamos rumando mais para um socialismo disfarçado onde o governo controla todos os setores e não deixa o mercado se alto regular.

      Excluir
  6. Houve avanços em cada um dos momentos (FHC x Lula), porém de maneira bem diferente. Eu particularmente prefiro uma linha desenvolvimentista/progressista, mais parecida com o modelo FHC (e modelo norte-americano), ao invés da linha socialista à la francesa adotada por Lula e principalmente Dilma.
    Na minha opinião, a forma como você publicou no blog, está parecendo propaganda política do PT, mas se olharmos mais a fundo, verificamos que o país poderia estar voando muuuuito mais alto do que está, dado o momento econômico global e principalmente a falta de infra-estrutura e investimentos locais.
    Lembre-se que toda história tem 3 versões, dependendo de quem conta (1 lado, o outro e a verdade). Não acredite em tudo que vê, escuta ou lê ...
    Abraços,
    EcoInc
    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pelo números que você postou, " Investimento/PIB brasileira é baixa ", em relação aos outros países do BRICS, então o que diminuiu foi o investimento, em relação ao PIB. Que até é baixa, é um fato, mas está baixa é uma estratégia para controlar a inflação. Logo, para retornar ao ciclo de crescimento, aumentar essa relação "Investimento/PIB". A fórmula esta ai, está testada e aprovada, basta usá-la no momento certo.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria muito de saber se a opinião das pessoas que comentaram (inclusive o blogueiro) continuam as mesmas cerca de 1 anos e 9 meses depois.

    A minha mudou. Antes eu estava pessimista, mas agora eu já vi que a vaca foi pro brejo mesmo e "pessimista" é pouco para descrever meu pensamento atual

    Abraços

    ResponderExcluir