domingo, 13 de janeiro de 2013

A importância do FGTS no financiamento imobiliário "Parte1"


              Há muito tempo penso em escrever sobre esse assunto e nunca tinha um tempo para estudar profundamente para dividir o conhecimento com os colegas. Muitas pessoas ouvem sobrem o FGTS, alguem já parou para pensar sobre a origem desse fundo?
              O fundo foi criado em 09/66 para apaziguar a relação de interesses empregado  x empregador, como também, garantir uma grana quando chegasse a aposentadoria. Só em 1986, 20 anos depois de criação o fundo foi colocado sobre a gestão da Caixa à principio as contas não tinham distinção, o dinheiro era todo misturado. O fundo nasceu com o intuito de auxiliar nas politicas governamentais nas áreas, habitacionais, infraestrutura e saneamento. Contribuiu e continua a contribuir a contribuir para  desenvolvimento do nosso país.
             Atualmente as empresas separam 8% de nosso salário  e depositam na conta do fundo,  alguns me questionaram se esse dinheiro não é de responsabilidade do empregador, como não existe almoço grátis o dinheiro já é descontado do seu salário assim que você assina carteira. Não seria melhor o colaborador administrar seu proprio recurso? A resposta é NÃO, o Brasileiro não tem habito de poupar e provavelmente gastaria todo seu money e não conseguiria comprar a tão sonhada casa propria. O governo como sabe dessa caractristica da população resolveu administrar essa parada. O rendimento estipulado ficou de 3% ao ano + TR(taxa referencial), muito pouco e não consegue nem empatar com a inflação vivenciada no Brasil, para se ter uma ideia o ano de 2012 fechou com a inflação em 5,84% ou seja perdemos dinheiro quando deixamos nosso suado dinheiro ser administrado pelo nosso governo.
           Já da para perceber que não podemos deixar esse recurso parado, por isso no próximo post farei uma simulação de como ficaria o abatimento de um  financiamento habitacional com aportes do FGTS.

Obs. Vou pedir uma coisa, comente o que vocês acharam do post para poder melhorar da próxima vez, acrescentem informações ou perguntem sobre o que não ficou claro.

9 comentários:

  1. 3% + TR ??? Putz sempre achei que era igual a da poupança (que é uma porcaria tb) pobre só toma na cabeça mesmo..... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu amigo para você ver que não compensa deixar dinheiro parado no fundo. a cada dia que passa perdemos dinheiro

      Excluir
  2. O inferno está cheio de boas intenções...
    O FGTS é apenas mais um imposto disfarçado, que serve para financiar a incompetência e a corrupção estatal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compreendi seu ponto de vista, poderia explana-lo melhor ? Concordo com você a respeita da incompetência/ corrupção governamental, mas o FGTS é um dinheiro que serve para auxiliar na compra de um imovel, o dinheiro pago não sofre nenhum tipo de redução a não ser o baixo rendimento que com o tempo "come" seu capital.
      Gosto muito de pensamentos divergentes.

      Excluir
    2. Bom, quem tem teria q garantir a aposentadoria seria o INSS e não o FGTS.

      O INSS não tem gestão nenhuma. É apenas um somatório de dinheiro entrando e dinheiro saindo. Não gestão Previdenciária alguma.

      Além disso, este dinheiro pago pelo FGTS poderia ser utilizado para um melhor salário para os trabalhadores, ou investimento na empresa ou maior margem de lucro (bom para o empresário).

      Enfim... FGTS é, obviamente, uma medida populista. E tal como 99% delas, normalmente vêem para corrigir algum problema estrutural, tapando o sol com a peneira...

      Nosso governo é mestre nisso, principalmente o atual...

      []s!

      Excluir
  3. Olá Apr, post legal, o tema é interessante, no entanto acho que você deve explicar direito esta questão "o dinheiro já é descontado do seu salário assim que você assina carteira", o FGTS é uma obrigação da empresa e não é descontado do funcionário, o desconto refere-se ao INSS. Apesar da rentabilidade ridícula de 3% anuais, eu apoio o FGTS da forma que é, ressalvando apenas que a rentabilidade deveria ser a mesma da poupança. Essa forma de poupança forçada auxiliam muitos brasileiros no momento da dispensa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Rico, primeiramente obrigado por enriquecer o espaço com seus pensamentos. Vamos lá, quando eu digo que o dinheiro "já é descontado de seu salário" é por que o empregador antes mesmo de contratar considera o custo do funcionário como: impostos, inss e FGTS. Você concordaria comigo que se o patrão não tivesse de pagar o FGTS seu salário seria maior?
    Vamos exemplificar:

    Um salário de R$1.000,00 já daria um FGTS mensal de R$80,00 logo se o empregador não tivesse que pagar esse valor poderia converter em aumento real.

    Nem vou considerar o resto dos tributos por quê ai iriamos ver que as empresas tem uma carga tributária pesada

    Espero que tenha gostado

    ResponderExcluir
  5. IA, também acho que o valor referente ao FGTS é descontado imediatamente no momento da contratação. Sempre digo que o nosso governo se mete em coisa demais na nossa vida.
    Acho que o FGTS ajuda bastante a população na hora da compra de imóveis, eu acabei de assinar o contrato do meu 1º imóvel, mas na verdade isso é mais uma forma do governo dar benefícios aos outros com o dinheiro dos outros. Lembre que o governo paga uma remuneração de 3% aa + TR e cobra do financiamento mais barato (sem contar MCMV) 6% + TR. Se é para "ajudar" o trabalhador com a poupança forçada (como o rico a cada dia citou) que pague ao menos a inflação.

    FazP!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Gosto muito do seu blog como referência para meus investimentos. Criei recentemente um blog semelhante, chamado Economicamente Incorreto, onde inclusive adicionei o seu blog aos meus favoritos. Caso seja de seu interesse por favor me faça uma visita.

    Pretendo publicar meu fechamento mensal em detalhes.

    Abraços,
    EcoInc
    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir