sábado, 5 de janeiro de 2013

Lições aprendidas em 2012


          O ano de 2012 foi um ano de muito aprendizado em minha vida financeira e gostaria de compartilhar as experiências vividas, alguns erros básicos de investidores principiantes atrapalharam a rentabilidade da minha carteira então vou citar e explicar o que aconteceu.

1ª  Não entrar em SPLIT

         Logo no inicio do ano entrei alavancado na esperança de aumentar meus lucros no SPLIT 1:10 do Banestes, visitei os fóruns que diziam que seria lucro certo algo maravilhoso que todo mundo que entrasse ficaria rico, como erá muito "verde" cai no conto do vigário peguei um empréstimo e entrei com tudo achando que iria abafar e comprei a ação no topo conforme gráfico
           Nem preciso dizer que comprei topo, mas como tinha esperança de o split me dar 100% de lucro fiquei preso no papel durante meses, via ele cair via ele subir e ficava ali petrificado com medo de perder o bonde expressão que era usada muito pelos foristas. O split ia se aproximando e eu ficava mais tenso por que nada acontecia, aquela explosão  prometida não passou de estalinho daqueles bem vagabundos com isso vendi no fundo com uma puta dor de corno e com cara de otário.
              Não culpo ninguém pela minha ingenuidade de acreditar em pessoas de fórum que eu nem conheço, reconheci meu erro prometi que não entraria nesse tipo de jogo nunca mais e me comprometi a alertar os investidores novatos para que não passem pela mesma situação.

2ª Não entrar em empresas pré-operacionais

             Logo no início do ano comprei ações da LLX empresa do grupo EBX do nosso querido EIKE empresa que nem precisa me explicar muito vamos ao quadro

              A empresa nunca apresentou lucro, tem margens negativas e já tem uma divida considerada grande. Alguns vão dizer que isso e devido a ela ser pré-operacional, só que digo temos muitas empresas na bolsas sendo negociadas a um preço atrativo como por exemplo a VALE
              Margens altas, histórico de lucros ....

3ª Não fazer Trade de forma alguma
            Fiz uma uma venda descoberta em ELET6 no período em que a empresa parecia que tinha falido e obtive um lucro razoável só que não me contentei com o lucro e achei que era o TRADE e iria ficar rico, nessa burrada devolvi todo o lucro e ainda tive um prejuízo considerável.
           Como minha estrategia de investimentos e baseada no fluxo de caixa não acho prudente continuar fazendo trade para dilapidar meu patrimônio.

              Espero que tenham gostado e que não cometam os mesmo erros que eu !!!!!! Que identifiquei esses foram meus piores erros até o momento espero não comete-los novamente



7 comentários:

  1. Errar faz parte. Que atire a pedra o investidor que nunca tenha errado no mercado de ações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. meu caro, parece que eu e voce andamos perto... fiz parecido com voce..
    1) entrei em nova emissao: nunca mais farei
    2) comprei empresa X e vendi no repique de 5% (ganhei os 5% com o eike hehehe) em menos de 10 dias
    3) trades nao sao pra uma carteira.. separe uma mixaria de trade e continue aproveitando oportunidades... ate uns 10% seria legal. este ano farei isso, no 2 mes de investimentos mudei a estrategia que seria toda de trade para buy&hold + ~10% de trade (5% a 10% do portfolio a 5-10% é uma boa pra aumentar capital).

    sucesso, passa no meu blog e ta add.

    ResponderExcluir
  3. Empresa do grupo X to fora,não compro mesmo, nota-se que não são empresas sólidas.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de uma grande frase que me falaram uma vez:

    "Empresa tem que dar lucro, se não der lucro não é empresa, é mico!"

    Isso responde basicamente o que eu penso das empresas do tio Eike.

    Fóruns estão cheios de videntes, pais de santo, orixá, pepeo, oroxum, thor, odin e outros semi-deuses dizendo qual papel vai subir ou descer.

    Quase entrei nessa no começo do ano, quando eu quis um empréstimo de 1 mês para investir em uma empresa certa que iria aguentar o tranco. Ela se chama ELPL4. Ainda bem que não fiz essa estupidez. Mas errar faz parte, agente toma mas o importante é aprender e nunca mais tomar o mesmo tombo.

    Uta!

    ResponderExcluir
  5. Aprendiz,

    Belas lições aprendidas. Colocarei o seu blog na minha lista.

    Abs,

    Milionário Português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw fico feliz em estar contribuindo mesmo que seja com meus erros rsrsrsrs

      Excluir
  6. A vivência nos ensina...

    Valeu pelas dicas.

    Aproveito e convido todos para ver as lições que o mercado de ações me ensinou.
    http://decidi-virar-milionario.blogspot.com.br/2010/10/prejuizos-na-bolsa-de-valores-e.html

    ResponderExcluir